terça-feira, 5 de abril de 2011

Reinauguração da Praça da Independência


Boa Tarde a todos.
Ao cumprimentar o Ilustríssimo Senhor Prefeito Municipal de Santa Rosa, Sr. Orlando Desconsi, estendo os cumprimentos a todos os presentes.
O Projeto Arte na Rua, um resgate á cidadania - foi criado com a finalidade de – através de oficinas de arte - aguçar o desejo do saber e desenvolver as potencialidades dos meninos abrigados no Patronato Agrícola; menores carentes do CAS da Vila Nova e a menores infratores com medidas sócioeducativas aplicadas pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca, auxiliando no resgate à cidadania, através da integração dos jovens na arte milenar do mosaico.
A primeira parte do projeto, sob a coordenação da Artista Plástica Maria Cristina Gauer, com o apoio da Casa da Amizade de Santa Rosa, e com o imprescindível auxílio do comércio local, do 19º RCMec e da Prefeitura Municipal, consistiu no ensino da técnica, em encontros semanais com os garotos do Patronato, e resultou na confecção de obras que foram afixadas nos postes de iluminação pública da Avenida Expedicionário Weber.
O projeto foi apresentado no Encontro Nacional das Casas da Amizade, venceu a disputa e foi premiado com o título “Rosa de Prata”, a maior honraria concedida a projetos sociais realizados pelas Associações de Senhoras da Casa da Amizade em todo o Brasil. Trata-se de premiação inédita no Distrito 4660 e o 2º projeto - em todo o Rio Grande do Sul, a vencer o concurso desde que a premiação foi criada, em 1966.
A segunda parte do projeto, por sua vez, foi realizada em duas etapas simultâneas. Com a temática voltada à Independência do Brasil, sob a supervisão voluntária da Artista Plástica Enoy Martini Dilly, os meninos do Patronato confeccionaram as 27 bandeiras que simbolizam cada um dos Estados Brasileiros e o Distrito Federal.
Concomitantemente, a turma do CAS da Vila Nova, em oficinas ministradas na Casa da Amizade, confeccionou obras que serão futuramente fixadas aqui na Praça.
Enfim, o Projeto Arte na Rua surgiu como uma forma alternativa de integrar jovens e crianças que estão afastados da sociedade, permitindo com que suas impressões, canalizadas com o ensino de uma técnica milenar, fossem transformadas em arte e permitissem contribuir com o seu desenvolvimento pessoal.
O reconhecimento nacional foi importante. Todavia, ao permitir que o Projeto Arte na Rua fosse incorporado ao patrimônio cultural deste espaço público, com as bandeiras que agora adornam essa tão importante e histórica praça, fazendo parte das comemorações do aniversário de Santa Rosa, o Poder Público Municipal revela elevada sensibilidade, atitude compatível com quem se preocupa com o que é público e, sem dúvidas, com quem compreende o significado e a importância da arte na vida das pessoas.


Muito obrigado.(Luciano Gauer me representando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário