sábado, 30 de abril de 2011

Prêmio Nacional ROSA de PRATA - Projeto Arte na Rua

O Troféu Rosa de Prata é o prêmio máximo oferecido pela Coordenadoria nacional das Casas da Amizade à Entidade que apresentar, por meio de relatório, o melhor trabalho realizado em sua comunidade.Fomos contemplados com o primeiro lugar com o Projeto Arte na Rua.





terça-feira, 5 de abril de 2011

Jornal do Almoço (Santa Rosa) terça-feira, 24/08/2010


Duração: 06:57
Autor: RBS TV RS
Publicado em: 24/08/10
Categoria: RBS TV Santa Rosa
Nota:  (1)

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=133525&channel=45

Destaques:
- A APAE de Giruá faz mapeamento para identificar lugares de difícil acesso
- Caminhada reúne centenas de pessoas em Santo Ângelo
- Dia do vizinho em São Luiz Gonzaga
- CASF de Santa Rosa é beneficiado com doações
- Começou o campeonato municipal de futebol em Santa Rosa
- Projeto da casa da Amizade de Santa Rosa ganha prêmio nacional

Reinauguração da Praça da Independência


Boa Tarde a todos.
Ao cumprimentar o Ilustríssimo Senhor Prefeito Municipal de Santa Rosa, Sr. Orlando Desconsi, estendo os cumprimentos a todos os presentes.
O Projeto Arte na Rua, um resgate á cidadania - foi criado com a finalidade de – através de oficinas de arte - aguçar o desejo do saber e desenvolver as potencialidades dos meninos abrigados no Patronato Agrícola; menores carentes do CAS da Vila Nova e a menores infratores com medidas sócioeducativas aplicadas pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca, auxiliando no resgate à cidadania, através da integração dos jovens na arte milenar do mosaico.
A primeira parte do projeto, sob a coordenação da Artista Plástica Maria Cristina Gauer, com o apoio da Casa da Amizade de Santa Rosa, e com o imprescindível auxílio do comércio local, do 19º RCMec e da Prefeitura Municipal, consistiu no ensino da técnica, em encontros semanais com os garotos do Patronato, e resultou na confecção de obras que foram afixadas nos postes de iluminação pública da Avenida Expedicionário Weber.
O projeto foi apresentado no Encontro Nacional das Casas da Amizade, venceu a disputa e foi premiado com o título “Rosa de Prata”, a maior honraria concedida a projetos sociais realizados pelas Associações de Senhoras da Casa da Amizade em todo o Brasil. Trata-se de premiação inédita no Distrito 4660 e o 2º projeto - em todo o Rio Grande do Sul, a vencer o concurso desde que a premiação foi criada, em 1966.
A segunda parte do projeto, por sua vez, foi realizada em duas etapas simultâneas. Com a temática voltada à Independência do Brasil, sob a supervisão voluntária da Artista Plástica Enoy Martini Dilly, os meninos do Patronato confeccionaram as 27 bandeiras que simbolizam cada um dos Estados Brasileiros e o Distrito Federal.
Concomitantemente, a turma do CAS da Vila Nova, em oficinas ministradas na Casa da Amizade, confeccionou obras que serão futuramente fixadas aqui na Praça.
Enfim, o Projeto Arte na Rua surgiu como uma forma alternativa de integrar jovens e crianças que estão afastados da sociedade, permitindo com que suas impressões, canalizadas com o ensino de uma técnica milenar, fossem transformadas em arte e permitissem contribuir com o seu desenvolvimento pessoal.
O reconhecimento nacional foi importante. Todavia, ao permitir que o Projeto Arte na Rua fosse incorporado ao patrimônio cultural deste espaço público, com as bandeiras que agora adornam essa tão importante e histórica praça, fazendo parte das comemorações do aniversário de Santa Rosa, o Poder Público Municipal revela elevada sensibilidade, atitude compatível com quem se preocupa com o que é público e, sem dúvidas, com quem compreende o significado e a importância da arte na vida das pessoas.


Muito obrigado.(Luciano Gauer me representando)

Projeto Pedagógico Criança Fazendo Arte


Oportunizar a participação das meninas internas na APROMES a atividade em forma de oficinas recreativa, aonde elas, vão adquirindo maior consciência de si mesmas, desenvolvendo o impulso criador, maturidade emocional e intelectual.

Lessandra Gauer(intercambista rotarya nos EUA) entregando obra de Cristina Gauer ao Sr.Michael Holmes,(presidente do Rotary Club em Racine).
O apoio financeiro veio através de um projeto realizado na Escola Stª Catherin's, na cidade de Racine, Wiscounsin, Estados Unidos, onde minha filha participava de intercâmbio cultural promovido pelo Rotary Club.
Através do leilão de uma obra minha, possibilitou a realização do trabalho.

Descrição da Ação:
 

Propomos oito situações (oito encontro), onde os materiais vão surgindo como  ao longo da história e utilizá-los para construir um elo com as crianças.
A linha do tempo é referência apenas para organização. Cada período tem seu próprio material e caso particular. Não os utilizaremos em ordem cronológica.

Tudo comecou na Pré- História …
Com jornais e papel simulamos uma caverna, para as crianças entrar nesse espaço. Com argila reproduzimos a primeira imagem.
 Segundo encontro...

Egito conta sua história através dos quadrinhos.Quando falamos em Egito, lembramos piramides, hierógrafos, múmias e faraós.
Com lençóis brancos enrolamos as crianças uma a uma. As demais desenharam e criaram uma história em quadrinho.
 

 
Terceiro encontro...
Em Roma os Mosaicos viram quebra-cabeças e o teatro nos revela artes cênicas, música e guerra. 
Quarto encontro..

Renascimento: Leonardo da Vinci inventa e pinta sua época. Foi o maior gênio da pintura renascentista.São dele o quadro mais famoso do mundo: A Monalisa,e o mais reproduzido: A Santa Ceia.
Proposta de trabalho e criar um fantoche,e dar vida ao personagem.
Nas artes plásticas, os romanos deixaram um legado rico e colorido, destacando-se os mosaicos.Com folhas de E.V.A elaboramos quebra cabeças, uma aproximação do mosaico verdadeiro.
  
Quinto encontro...
 
Picasso e as cores.Com tinta guache,papel sulfite e pincéis, conhecemos a vida de Picasso.Através da técnica monotipia.
Sexto Encontro

O encontro realizado  hoje foi destinado a decoração de uma casinha de pão-de-mel. Cada criança recebeu um kit com a casinha, balas, chocolates, glacê e muitos doces. O encerramento da primeira fase foi marcado por uma festinha com a participação das companheiras da casa da amizade de Santa Rosa. 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Projeto Arte na Rua um resgate á cidadania

Participação do 19º RC MEC no Projeto Arte na Rua

 KIT MOSAICO


















O Projeto Arte na Rua um resgate á cidadania foi criado com a finalidade de através de oficinas
de arte aguçar o desejo do saber e desenvolver as potencialidades dos meninos abraigados no Patronato Agrícola de Santa Rosa ?RS; menores carentes do CAS da Vila Nova e a menores infratores com medidas sócioeducativas aplicadas pelo juizado da Infância e da Juventude de Santa Rosa, auxiliando no resgate à cidadania, através da integração dos jovens na arte milenar do mosaico.

Curriculo Vitae

Sandra Honors
Curriculum Vitae
Para Subir
HISTÓRICO ESCOLAR
Ensino Superior
  • Curso : Serviço Social
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Departamento de Ciências Sociais – Campus Santa Rosa (RS)
Período: 2002 / 2006      
Cidade: Santa Rosa/ RS
  • Curso: Artes Plásticas
Faculdade Machado de Assis – FAEART
Período: 1989/1992
Cidade: Santa Rosa/ RS
CARGOS E FUNÇÕES EXERCIDAS
  • Fundação Gaúcha do Trabalho ( SINE)
 Cargo: Pesquisador e Entrevistador
 Período: 02 de maio de 1978 a 30 de junho de 1984
 Cidade: Santa Rosa/RS
  • Colégio Santa Rosa de Lima
 Cargo: Professora de Ensino Médio e Fundamental
 Período: março a dezembro de 1994   
 Cidade: Santa Rosa/RS
  • XI Mostra dos Artistas da Terra
 Cargo: Coordenadora
Cidade: Santa Rosa/RS
  • Lar da Menina de Santa Rosa / APROMES
Cargo: Coordenadora do Projeto “Criança Fazendo Arte”
Cidade: Santa Rosa/RS  

ATIVIDADES PARALELAS JÁ EXERCIDAS
  • Membro da ONG Parceiros Voluntários até 2005
  • Secretária do Lar do Idoso de Santa Rosa/RS
  • Voluntária do Lar da Menina de Santa Rosa
  • Projeto Arte na Rua 2008/2009
  • Presidente da Casa da Amizade – Gestão 2009/2010
  • Prêmio Nacional Rosa de Prata – Casas da Amizade – 2010
  • (Projeto Arte na Rua)
  • Exposições diversas coletiva e individual – Santa Rosa
  • Exposição Individual – SESC – Arte no Disco de Vinil – 2010